Gestão de Materiais: Conceitos e Atividades
- Ana, Dalcia e Fernanda
- 20 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2018
Saiba o que é Gestão de Materiais e quais são as atividades envolvidas nesse processo.

A gestão de materiais tem por finalidade otimizar os investimentos em estoque, pois compreende o abastecimento contínuo dos itens que entram nas empresas, sejam elas órgãos públicos ou particulares. Os materiais em questão podem ser para fabricar produtos ou para subsidiar todas as ações que dependem deles, como matéria-prima, materiais de escritório, de limpeza, embalagens, etc.
As empresas possuem custos para funcionarem, pois precisam, por exemplo, empregar um capital em mercadorias ou produtos, os quais estão sujeitos à degradação, depreciação ou vencimento.
Portanto, a gestão de materiais tem como objetivo principal
Maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, de modo a evitar desperdícios, influenciando diretamente na economia
Sendo assim, uma das principais atividades da gestão de materiais são as compras, que devem seguir uma determinada política, de acordo com as especificações de cada empresa. Afinal, as compras podem influenciar diretamente no lucro ou prejuízo, pois uma compra bem sucedida, visando produtos de qualidade e com preço baixo, proporcionará economia de capital para a empresa.
Além disso, a gestão de materiais também envolve o controle de estoque para evitar os desperdícios de materiais como, por exemplo, de gêneros alimentícios. Nesse caso, com um bom controle de estoque, garante-se que os alimentos sejam utilizados na ordem de chegada, evitando que ultrapassem suas datas de validade e tenham que ser descartados, o que acaba gerando desperdício e prejuízo financeiro para a empresa.
Contudo, a gestão de materiais não é tão simples e envolve diversas atividades. Veja a seguir quais são elas.
Atividades envolvidas na gestão de materiais
As atividades específicas da gestão de materiais podem ser divididas em 3 nichos principais:
Gestão dos centros de distribuição
Gestão de compras
Gestão de estoque
Na gestão dos centros de distribuição as atividades a serem realizadas se relacionam ao recebimento, armazenagem, distribuição e movimentação dos materiais. Já na gestão de estoque vários pontos devem ser considerados, sendo eles a previsão de consumo dos produtos, a análise dos custos do estoque, os inventários do que existe no estoque (diário, semanal ou mensal), bem como o uso de um instrumento para a reposição do estoque.
E, por fim, na gestão de compras, devem ser realizadas atividades como a identificação dos fornecedores, a pesquisa de preços, a negociação com o mercado, as compras diretas e dependendo do lugar as licitações.
Para saber mais sobre como funcionam as atividades de cada um desses três nichos da gestão de materiais, acompanhe os próximos textos aqui no blog Nutrição & Gestão.
Referências:
ENAP. Gestão de Materiais.
Portal Educação. A importância da gestão de materiais. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-importancia-da-gestao-de-materiais/16177>
コメント